19 de agosto de 2013

Capítulo inédito da nossa minissérie: Dia 3 = Robben Island + Table Mountain + Camps Bay

8h30 estávamos no pier pro passeio até Robben Island. O catamarã levou a gente e mais umas 400 pessoas até a ilha, uma viagenzinha de 20 mins, mas bem confortável e o barco ia bem rápido (diz o Tiago que tinha duas marchas e câmbio automático, rs). Da ilha tem uma vista linda da Table Mountain (o dia ajudou muito hoje).
A visita ao ex-presídio de segurança máxima foi legal apesar não termos entendido 40% do que eles falaram (ô sotaquinho), mas eu achei bem emocionante. Quem contou a história da prisão foi um ex-preso político que conviveu com o Mandela lá dentro. Eu quase chorei algumas vezes. O Apartheid foi presente e intenso até dentro da prisão. As pessoas eram dividas por grupos: os Asiáticos e de outras origens tinham comida diferenciada, pão com geléia de manhã, enquanto os Bantus (povo negro de algumas regiões africanas) recebiam um pó misturado com água... entre outras coisas. Mas os presos políticos estavam lá por lutarem contra o apartheid, então todos se ajudavam independente da cor e da classe. Esse senhor passou 7 anos preso, e votou pela primeira vez em 94, quando a segregação terminou. Várias histórias de fazer respirar fundo....


Chegamos de volta em Cape Town 12h30, passamos no hotel só pra pegar umas barrinhas, água e o tênis e fomos pra Table Mountain. Não sabíamos exatamente qual era o começo da trilha, então paramos o carro bem na entrada do estacionamento onde tinha uma placa de trilha e fomos por ali. 
Começamos a subida as 13h30. 
15 mins depois eu queria que máscaras de ar caíssem do compartimento sobre a minha cabeça... É beeeem íngreme e a trilha é só pedra. Então são degraus que às vezes tinham metade da minha altura. Esse é o ponto em que paramos nos 15 minutos depois (e aí descobrimos que o começo da trilha de 2h ainda era do outro lado!):


Subi sem olhar pra cima pra não desistir e sem olhar pra baixo pra não despencar. Em alguns lugares a trilha tinha dois pés de largura e depois o nada! 
Foi i-n-t-e-r-m-i-n-á-v-e-l, cada pessoa que encontrávamos descendo preguntávamos quanto tempo ainda tinha de subida e a resposta sempre era 1h30! A gente não comia nada desde as 8h e o Tiago não queria parar pra comer pra gente não atrasar muito e não descer no escuro depois, e como ou eu comia ou respirava resolvi continuar sem comer mesmo... Resultado, 40 mins depois eu tava chorando!!! Compulsivamente! Por causa da fadiga, o pulmão não aguentava, a perna tremia, o joelho doía... Eu NUNCA passei por um desafio desses. Maaaas talvez tenha sido o meu estado em particular (pq as pessoas subiam conversando, desciam lindas, penteadas e maquiadas e eu morta... o Tiago resolveu subir os últimos 100m CORRENDO! Pra loucura das gordinhas que estavam sentadas lá em cima! kkkkkk Tinha gente que estava com a família inteira, um moooonte de criança que foi até lá em cima e desceu cantando... eu me senti uma sendentária... então creio que não seja tão difícil mesmo, pode ser o cansaço da viagem que ainda tá instalado em mim, não durmo direito desde Curitiba).
Enfim, quando deu 1h50 de subida estávamos lá em cima! E a vista compensou tudo. O lugar é lindo! Só faltou a bíblia, eu ia passar o dia lendo lá em cima, naquele silêncio. Eu e os pássaros! Mas ia querer descer voando!

Na primeira foto que aparece eu ali em cima a gente já tinha subido mais da metade do caminho, mas a chegada é naquela fenda entre as rochas que aparece lá em cima - depois ainda dá pra subir até o topo mais alto)

A descida também não foi fácil, porque aí você tem que voltar cuidando com as pedras soltas. De cima pra baixo não dá muito tempo de pensar se você pisar numa pedra que rola! Mas foi tudo bem. Nada que uma alongada e um mioflex não resolvam! rs
Saímos de lá e descemos até a praia de Camps Bay pra conhecer. É a praia dos ricos e famosos daqui, e lembra o Rio mesmo. Gente fazendo esporte, restaurantes chiques na beira da praia, gente bonita e bem vestida passeando, casarões montanha acima...
Assistimos o pôr do sol pra fechar o dia bem românticos <3!
Compramos um lanche e fomos comer no hotel (sem condições de ficar mais um minuto na rua)...


Só isso!
Chega, me deixem dormir agora pq ainda dói tudo!
kkkkkk

Bjos da África do Sul!

3 comentários:

jane leal disse...

Lili que coisa mais linda, amei sua narração, ri dos seus comentários kkkkk sedentária heim?rsrsrs manda mais postagens ,eproveita bem,bjs

Kelly Lau disse...

Lili, se vc for sedentária, não sei se existe palavra para mim, rsrsrs. Deus os abençoe, ótima viagem. Bjs

Liliane Lau disse...

Pois é, gente... Que vergonha, mas acho que foi só um momento de fraqueza.... Rs bjos