2 de junho de 2012

Chile, 2º dia - Gêiseres del Tatio / Laguna Cejas / Ojos de Salar

Acordamos às 4h, a van da agência de turismo veio nos buscar em frente ao hotel. O grupo tinha umas 15 pessoas, metade era de brasileiros... foi bom ouvir a língua nativa denovo, rs..
Estava bem frio, mas nem imaginamos o quanto ia piorar. A viagem levou umas 2 horas até o local dos gêiseres. Os guias (Pablo e Pablo!) foram falando sem parar o caminho inteiro, deviam ter muito assunto pra conversar..
Chegando lá um deles disse: "hoje não está tão frio, faz -7º". Meeeeu Deus! Nunca sentimos tanto frio na vida.

5 minutos depois de descer da van minha mão tava azul, minhas pernas queimavam e eu não sentia mais meu nariz. Olhei pro Tiago e quase chorei de dó, a orelha dele tava roxa! rsrs (mas ele disse que tava só um pouco frio!)

Estávamos a 4.200m de altitude, o que nos deixou um pouco enjoados no começo, mas o lugar era lindo, o dia foi clareando e a paisagem era incrível.
A água dos gêiseres brota de repente, a 85º (dava vontade de por mãozinha lá, pra descongelar), e a coluna de vapor que sobe dos vários pontos deixa o cenário bem bonito.

Um tempo depois tivemos o desayuno lá, os guias ofereceram café, chá, pão, etc... Entrei na van pra comer, porque eu tinha vontade de colocar o copo no bolso de tão congelada que minha mão ficou.
Saímos de lá umas 8h30, aí o termômetro já marcava 0º e já estava bem mais suportável. O sol dava conta de esquentar um pouco a vida.
Fomos para um lugar onde tinha uma piscina termal com água a aproximadamente 25º, eu não tive coragem de tirar a roupa, mas o Tiago entrou (o problema não era entrar na água, e sim sair).

Uma francesa doida tirou a roupa toda pra por o biquini e depois trocou tudo denovo bem feliz no meio da galera. ahahah
Por últimos visitamos o Pueblito de Machuca, um vilarejozinho indígena bem antigo onde o povo vende empanada de queijo de cabra (que acabou quando nós dois chegamos lá e ficamos com o de queijo normal mesmo) e artesanatos.

Perguntei se podia tirar uma foto com a senhorinha dos artesanatos ela me respondeu bem grossa: Não fico mais tirando foto por aí, só por 1000 pesos (R$ 4,00), respondi: ok, gracias!
Chegamos em San Pedro de volta ao meio dia e fomos almoçar.
Às 15h saímos para o próximo passeio. Aí passei calor, porque continuei de calça, bota e blusa de manga longa. Fomos para a Laguna de Cejar, onde a água é tão salgada que nada afunda. Pensamos em entrar mas desistimos, além de não ter água doce pra tirar o sal do corpo depois (as pessoas saíam da água esbranquiçadas), a água era bem gelada.

entro ou não entro?

a "areia" aqui é puro sal
 Mas tomar sol já deu uma alegria... nem acreditei que ia poder fazer isso aqui. De lá fomos visitar os Ojos de Salar, umas piscinas formadas no meio do nada.

E a laguna Tabenquinche, a maior de todas e mais bonita. Assistimos o pôr do sol naquela paisagem

O guia serviu uns snacks e pisco sour (uma caipirinha chilena, mas bem fraquinha). Os que gostaram muito do tal do pisco voltaram fazendo bagunça na van. Uma sueca tirou da bolsa uma bola que brilhava e mudava de cor (tava bem louca já).
Nós dois só pensávamos no travesseiro (ahuahauha, estamos ficando velhos mesmo), jantamos uma quiche no salón de té e fomos dormir (até esquecemos de postar ontem).

Juzinha disse...

Nossa, ver o Tiago com uma jaqueta daquelas me faz ter a certeza de que estava muuuuuuito frio!!! Afinal, tiago de jaqueta é uma raridade ne!! Que delicia de viagem! diviratm-se muito!