31 de maio de 2012

Chile - 1º dia, San Pedro de Atacama

conclusão: O Tiago realmente não sente frio
Depois de 4 vôos, uma noite passada no banco do aeroporto + 1h30 de estrada sem fim, chegamos finalmente ao primeiro destino: San Pedro de Atacama.

O vilarejo dos cidadãos bicho-grilo, dos cachorros de rua e do pó (que está em TODO lugar... abstraí quando vi meu copo d'água meio amarelo, com coisas boiando dentro). O que acontece é que não existe asfalto aqui, - só até o fim da estrada que nos trouxe, também não existe alvenaria, as casas são de sapê (acho que é isso), e o entorno é de montanhas rochosas, às vezes com o pico coberto de neve... ou seja, imagine uma paisagem sépia naturalmente. E uns passos a mais, imagine nós dois sépia também!

Mas ok, tudo muito amigável. Nos hospedamos no hostal Lickana (mega simplinho, mas era barato e perto de tudo - falando nisso, aqui as coisas são relativamente simples, mas nada é barato) fomos conhecer a cidadezinha à tarde, na sobra faz frio, no sol faz calor, almoçamos num lugarzinho muito gostoso, onde fomos atendidos por uma moça muito simpática.
Sentamos na praça, tomamos sorvete de Chañar (uma planta local... o gosto lembrava um pouco o café), conversamos com alguns vendedores de passeios e já fechamos 3. Compramos artesanías, tiramos fotos... enfim, aquele combo de turista.

A noite a temperatura cai muito, saímos pra jantar mega encapotados e achamos um restaurante bem convidativo, cardápio interessante, preço normal e uma lareira já na porta.

Tirando o povo que era bem estranho, o jantar foi muito muito bom (riquíssimo, como aprendemos a falar), de entrada pedi ceviche e o Tiago uma sopa de tomate, depois veio um fettuccine com cogumelos e pesto pra mim e o Tiago foi de frango grelhado com batatas sauté. Ainda tinha uma torta de limão de sobremesa. Tudo saiu menos que R$ 70,00, achamos bem razoável.

Agora já são quase 22h aqui, precisamos ir dormir, amanhã nosso primeiro passeio será aos gêiseres del Tatio, e saímos do hostal às 4h da manhã!