18 de fevereiro de 2011

A sabedoria que vem do Bambu...

Não, não... não se trata de feng shui nem de provérbios orientais.
Hoje abri e fechei o blog umas 3 vezes tentando me inspirar pra escrever... Até que, mexendo nas minhas contas ( ! ), acho uma folha de caderno toda escrita e me lembro da minha amiga-bênção Carla Uh me entregando e dizendo: "Leia, que eu achei bem legal..."
E me lembrei também que uns dias antes, quando ela me cobrou de atualizar este blog, eu disse: "Me ajuda! manda alguma coisa que eu posto!"
Então, não sei se ela me deu pensando nisso, mas lá vai...

Depois de uma grande tempestade, o menino, que estava passando férias  na casa do seu avô, o chamou para a varando dizendo:
- Vovô, corre aqui! Me explica como é que essa árvore tão grande e frondosa, que precisaria de muitos homens para balançarem seu tronco, se quebrou e caiu com o vento e a chuva, enquanto aquele bambu, que parece tão fraquinho continua em pé?

E o avô calmamente respondeu:
- Filho, o bambu permaneceu em pé porque se curvou diante da tempestade, enquanto a árvore quis enfrentar o vento... Observando o bambu podemos tirar 7 ensinamentos dele:


O primeiro e mais importante é a humildade diante dos problemas e dificuldades. Se ele não fosse flexível, não se curvasse com o vento, ele se quebraria. Não nos curvamos para os problemas, mas sim diante daquele a quem nada é impossível, o Senhor que nos traz a paz!

A segunda verdade está nas suas raízes. É muito difícil arrancar um bambu que está plantado, pois ele tem para baixo o que tem para cima da terra. Tem raízes profundas. O que nos aprofunda em Deus é a nossa oração diária.

Terceira verdade: Você já viu um bambu plantado sozinho? Não, ele permite que outros nasçam ao seu lado. Olhando de longe, juntos eles parecem uma árvore só. Assim devemos ser com nossos irmãos. Como a Bíblia nos ensina, precisamos ser um, estar em comunhão, por que juntos nos fortaleceremos.

Quarto ensinamento: o bambu não tem galhos, nada que os prenda e impeça de crescer. Tantas vezes somos impedidos de crescer por nos apegarmos a coisas pelo caminho. Precisamos nos desprender dessas coisas para que ganhemos altura.

O bambu também é cheio de nós (e podemos dizer: nós! e não "eus"!). Esta quinta verdade nos ensina de mais uma forma sobre a unidade. Como o bambu é oco, se ele não tivesse estes nós, ele seria fraco e não resistiria nos momentos difíceis.

O sexto ensinamento é justamente o fato dele ser oco, vazio de si mesmo. Pra nos enchermos do Espírito Santo precisamos nos esvaziar de nós mesmo e de tudo o que nos prende, nos rouba o tempo e nos tira a paz.

Por fim, a sétima e última lição do bambu é esta: Ele cresce em direção ao Sol. Busca as coisas do alto e para o alto ele cresce. Temos que saber a direção da luz na nossa vida, olhar para o alto, fixar os olhos em Deus e crescer em direção a Ele!

Se tivermos a humildade e a grandeza do bambu, iremos experimentar o triunfo da paz em nosso coração...

E o menino guardou as palavras do avô enquanto observava aquele bambu...


*Como diria o Pr. Luciano, peguei o texto da Carlota, dei uma melhorada e postei! ahahah
A Carla tá experimentando cada uma destas verdades, e em meio à literal tempestade na vida dela, tem abeçoado aos que estão em volta com o que tem aprendido... é como a árvore de bons frutos... Neste caso um bambú... que além de tudo, dá frutos!
Amiga: Agradeço muito a Deus por sua vida e pelo que Ele tem feito com e através de você!!!

Amo, amo, amo!

Nenhum comentário: