“Levanta-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de vós, Israel; diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema do meio de vós.” Josué 7:13
Há uns bons meses Deus me chamou atenção sobre esse versículo no meio da minha leitura diária. E de vez em quando ele volta a bater na minha cabeça... Então vamos contextualizar o fato:
Quando Deus pôs a cidade de Jericó nas mãos de Josué e do povo de Israel, Ele só fez uma advertência: que após derrubarem os muros de Jericó e tomassem a cidade, tudo fosse destruído, pois a cidade era “anátema ao Senhor” (6.17). Leiamos como anátema as coisas condenadas.
Após a queda e tomada de Jericó, Josué mandou uma parte do exército a conquistar também cidade de Ai, prometida por Deus da mesma forma. E indo o exército, tiveram que fugir dos amorreus, que mataram 36 soldados do povo de Josué.
A Bíblia diz que então Josué clamou ao Senhor dizendo: “Ah! Senhor Jeová! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos dares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer?” (7.7)
E então Deus mostra que o povo o tinha desobedecido e tinha tomado pra si de coisas de Jericó, as quais Ele havia condenado e mandado destruir e declara: “...porquanto estão amaldiçoados. Não serei mais convosco, se não desarraigares o anátema do meio de vós.” (7.12).
Deus o fez buscar quem havia pecado contra o mandamento de Deus, e assim Josué encontrou a Acã, que confessou ter cobiçado e tomado para si coisas valiosas do povo de Jericó e as enterrado sob a sua tenda. Permitindo que o povo perdesse a defesa de Deus frente ao inimigo e perecesse.
Deus é um pai de amor. Ele nos dá tantas coisas sem merecermos. Nos permite pedir e receber. E tudo quanto Ele promete, é fiel pra cumprir.
Por outro lado é um Deus de justiça. E a obediência que nos pede chega a ser tão pequena perto do que tem a nos dar, que é o mínimo que devemos oferecer-lhe em troca. Se não fizermos isso ele também promete que não resistiremos ao inimigo.
Se não temos alcançado o que Deus nos prometeu, se temos sucumbido aos ataques do inferno, procuremos o anátema em nossas vidas. Pecados em palavras, atitudes ou pensamentos que temos guardado ou tentado esconder e que têm dado legalidade à ação demoníaca...
Nos libertemos disso, nos santifiquemos, queimemos com fogo o que Deus tem condenado e prossigamos em vitória!
Liliane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário